quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vai demorar pra legalizar??

O ano de 2010 vai ficar marcado como o ano em que mais se discutiu a legalização das drogas - em especial a maconha - até agora.

O saldo de mortes na guerra as drogas no México, a proposta de legalização para uso recreativo na Califórnia, a violência do tráfico no Rio de Janeiro, tudo isso contribuiu muito para que o debate que já vinha ocorrendo tomasse maiores proporções.

Muitas foram as reportagens, textos, artigos publicados, cartas, programas de TV que abordaram o assunto. A maioria contra a legalização, grande parte contra usuários e poucas com seriedade e responsabilidade, mostrando a realidade como realmente deveria ser mostrada.


Como sempre programas sensacionalistas mostraram usuários sendo presos - alguns poucas plantas de Cannabis - como sendo traficantes perigosos, que deveriam estar na cadeia faz tempo, como responsáveis por financiar o tráfico de drogas e a violência, como futuros bandidos.

Algumas reportagens, como a da revista Galileu (que eu publiquei a capa em algum lugar no blog, com meus comentários), mostraram a realidade de um outro ponto de vista, mostrando a ideia de que plantando em casa o usuário não contribuía com o tráfico mas sem escutar o lado proibicionista, algo que eu achei extremamente justo, mesmo não concordando com os argumentos de Laranjada e Cia.

Nessa segunda, no CQC foi possível ver que o debate está cada vez mais na mídia e que muitos famosos estão do nosso lado, alguns como Paulo Coelho (odiado por alguns, admirado por muitos), alguns cantores sertanejos cujo nome não lembro (rsrsrs), alguns DEPUTADOS, entre outros.
Pudemos ver também o lado oposto, um deputado disse até que usuário deveria ser preso (não lembro exatamente as palavras), sendo até ridicularizado pela edição da matéria que colocou efeitos de imagem de socos na face do idiota entrevistado.

O fato é que muito está se falando, os defensores estão aparecendo e o debate está acontecendo (agora com a ajuda do governador do Rio de Janeiro, que deve contribuir muito com a causa) e muitos estão acreditando que iremos acordar e vai ter sido legalizado.

Muita ilusão está rolando, mas dessa vez a ilusão é de um mundo melhor e não a ilusão proibicionista de que essa guerra será vencida e as drogas deixarão de existir.

O debate está aberto e cada dia mais temos pessoas aderindo ao movimento, cada dia nós temos uma vitória, espalhamos mais informações, mostramos os mitos e verdades (como a ilusão de que na Holanda o uso de drogas é legal ou que não existe experiência de que a DESCRIMINALIZAÇÃO das drogas poderia ter consequências boas ou ruins) e esclarecendo a população menos informada.

Creio que não vai demorar tanto para termos nosso sonho realizado...mas o caminho ainda é grande e acredite, antes de tudo muita "gente" vai mudar de time...Aguardem, quando a Tv Globo disser que a legalização é o caminho nós estaremos perto do objetivo...

Paz e muita luta...

Um comentário: